sábado, 30 de abril de 2011

Dicas para a Transferência de um Site ou Blog Gratuito para um Servidor Profissional

Uma das dúvidas mais comuns que muitas das pessoas que estão começando a criar seus sites tem, é, se é possível transferir um site ou blog que tenha sido criado utilizando um serviço gratuito, para uma hospedagem profissional depois que o site tiver sido criado.
Minha resposta é que na maioria dos casos é possível sim, porém dependendo de como o site foi feito, para onde ele será transferido e de seus conhecimentos técnicos, pode ser fácil, complicado ou muito complicado :???:
Infelizmente criar um passo a passo de como proceder na transferência de cada site seria impossível, já que existem dezenas maneiras de se criar um site, assim como existem dezenas de tipos de servidores que necessitam de diferentes ações.
Por isso esse artigo serve apenas para você ter uma noção do que pode ser feito e quais as conseqüências teriam, caso você queira mudar seu site ou blog de servidor no futuro.
Hospedagem Profissional para Hospedagem Profissional
Se você já está utilizando uma hospedagem profissional, que seja equipado com o painel de controle Cpanel grandes são as chances de que todo o processo de transição dos arquivos e banco de dados do seu site, possa ser feito diretamente através do painel do controle do servidor.
O problema é que esta é uma tarefa que só pode ser executada pela empresa que administra o servidor, mas nem todas as empresas de hospedagem de sites oferecem este serviço.
Caso a transferência automática não seja possível, você terá que fazer a transferência dos arquivos do seu site manualmente, ou seja, baixar os arquivos do servidor antigo para o seu computador e publicá-las novamente no novo servidor via FTP.
Caso esteja utilizando um sistema CSM que exija banco de dados, também será necessário salvar o banco de dados e recuperá-lo no novo servidor, e fazer as alterações necessárias para que o site se comunique com o banco de dados presente no novo servidor.
Hospedagem Grátis para Hospedagem Profissional
Se você estiver utilizando uma HOSPEDAGEM GRATUITA, poderá fazer a transferência baixando os arquivos do seu site, presentes  no servidor antigo para o seu computador e publicando os arquivos novamente no novo servidor via FTP.
Blogger ou WordPress.com para Hospedagem Profissional
Também é possível transferir um blog criado no BlogSpot ou no WordPress.com para um servidor profissional sem perder nenhum dos posts publicados no blog.
Lembrando que o BlogSpot não pode ser utilizado em uma hospedagem profissional, portanto seria necessário que a transição seja feita do BlogSpot para a plataforma wordpress ou outro similar.
Para fazer a transferência dos posts publicados no blog antigo, será necessário instalar o WordPress no novo servidor e em seguida fazer a transferência através do painel de controle do seu novo blog feito com o WordPress.
Para aprender a fazer esta mudança, você pode conferir o artigo “como transferir um blog criado no word press 
Construtores de Sites para ….
Se você estiver utilizando um construtor de sites e quiser mudar ele para outro tipo de plataforma, terá que fazer a recuperação das páginas publicadas no site antigo para o site novo manualmente, já que as empresas que oferecem os construtores não permitem que o site seja transferido para fora de seus servidores de fora automática.
Dicas
Tenha em mente que se você estiver utilizando um subdomínio (do tipo seunome.nomedaempresa.com) oferecido pelas empresas de criação e armazenamento de sites gratuitos, quando você mudar seu site para uma hospedagem profissional com domínio próprio, certamente você perderá visitantes, já que o endereço antigo não poderá ser mantido.
Para amenizar este problema, eu recomendo que você mantenha o site antigo, deixando em cada página, apenas um pequeno resumo do conteúdo e um link indicando ao visitante onde ele poderia encontrar o artigo completo (mais ou menos o que acontece na inicial deste site).
Deixar apenas um resumo no blog antigo, é importante porque desta forma não perdemos posicionamento das páginas nos buscadores e também porque as páginas antigas ajudarão o novo site a ganhar posicionamento.
Outro problema que não deve ser ignorado é que não podemos simplesmente copiar os artigos de um site para o outro deixando os dois com o mesmo conteudo, porque isso acabaria levando os buscadores a penalizar um dos sites (geralmente o mais novo).
Caso a edição dos posts não seja possível ou se você não estiver disposto a fazer esse sacrifício de editar página por página, você pode apagar todo o conteúdo e fazer um redirecionamento 301 que orienta os buscadores como o Google sobre a mudança, mantendo parte do posicionamento das páginas nos resultados das buscas (caso seja possível no seu servidor), um redirecionamento simples ou apenas criar uma página explicando a mudança e orientando os visitantes para acessarem o novo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário